O objetivo do jogo sinuca ou snooker é conseguir o maior número de pontos, metendo as bolas nos buracos.
Valor das bolas do jogo snooker:
Vermelha Amarela Verde Castanha Azul Cor-de-rosa Preta
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1 2 3 4 5 6 7 |
A bola branca deve situar-se inicialmente no semicírculo esquerdo que passa pelas bolas amarela e castanha, no nosso caso a posição está fixada automaticamente.
No começo de cada vez deve meter-se uma bola vermelha, se o jogador não conseguir, a vez passa para o jogador seguinte, se não consegue a bola vermelha permanecerá o resto do jogo no buraco e o jogador obtém o seu valor (1 ponto), estando obrigado a tentar introduzir uma bola não vermelha. Se conseguir de novo, receberá os pontos correspondentes à cor da bola introduzida, esta bola repõe na mesa o seu lugar inicial. O jogador deverá agora tentar de novo uma bola de cor vermelha e assim sucessivamente.
As regras anteriores do manual de bilhar inglês, snooker ou sinucamamtêm-se enquanto restem bolas vermelhas sobre o tapete da mesa. Caso contrário o jogador, depois de introduzir uma bola qualquer, deverá meter as bolas na seguinte ordem:
Amarela, verde, castanha, azul, cor-de-rosa e preta..
O programa de jogar bilhar inglês, snooker ou sinuca mostra numa pequena janela a cor da bola que deve ser jogada em cada momento, um círculo branco representa uma bola não vermelha. Também indica os pontos conseguidos por um jogador na vez corrente e os totais acumulados dos jogadores ou pares.
Os pontos obtidos em cada jogada anotar-se-ão a não ser que se produza uma falta.
Os efeitos do programa de jogar bilhar inglês, snooker ou sinuca, nunca se atiram duas bolas ao mesmo tempo e duas bolas paradas nunca se tocam.
MANUAL DE FALTAS DO JOGO DE SINUCA OU SNOOKER
REGULAMENTO DAS PENALIZAÇÕES POR FALTAS DO BILHAR INGLÊS, SINUCA OU SNOOKER
SITUAÇÃO ESPECIAL “SINUCA” OU "SNOOKER"
Diz-se que há sinuca ou snooker quando a bola branca não pode tocar diretamente qualquer bola que deveria ser jogada, ou seja, sem tocar antes alguma outra bola ou uma tabela.
Depois de uma falta, quando há sinuca ou snooker, o árbitro ou o adversário declaram bola livre. O jogador pode então jogar qualquer bola situada sobre a mesa, dever tocar a bola que tenha mencionado e se a mete num buraco, receber os pontos correspondentes à bola vermelha e dever tentar uma bola de uma só cor como se nada tivesse acontecido.
Neste último caso, a única possibilidade no programa é a de obrigar o jogador a seguir com a vez em vez de declarar bola livre.